Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

O que é a Central de Compras da CIM do Tâmega e Sousa?

É um sistema gratuito de compras públicas eletrónicas para os 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende.

Destina-se à aquisição centralizada de um conjunto padronizado de bens e serviços por entidades sujeitas ao regime de contratação pública.

Quais são as principais atividades da Central de Compras da CIM do Tâmega e Sousa?

- Adjudicação de propostas de fornecimento de bens móveis e de prestação de serviços a pedido e em representação de entidades adjudicantes ou de um agrupamento de entidades adjudicantes;

- Locação ou aquisição de bens móveis e aquisição de serviços destinados a entidades adjudicantes, com vista a promover o agrupamento de encomendas;

- Celebração de acordos-quadro.

O que é um acordo-quadro?

Um acordo-quadro tem natureza contratual e não tem por fim adquirir bens móveis ou serviços.

Com a celebração de um acordo-quadro pretende-se regular contratos de aquisição de bens móveis e serviços que, no futuro, venham a ser celebrados de acordo com as regras previamente fixadas nesse acordo.

Quais as vantagens dos acordos-quadro?

- Redução dos prazos do procedimento de contratação pública;
- Uniformização e normalização dos procedimentos;
- Pré-seleção do mercado;
- Promoção da concorrência;
- Mutualização dos benefícios mínimos;
- Dispensa da publicação do procedimento de contratação pública em Diário da República.

Quem pode aderir à Central de Compras da CIM do Tâmega e Sousa?

Entidades sujeitas ao regime de contratação pública:
- Agrupamentos Escolares
- Associações Públicas e Privadas
- Corporações de Bombeiros
- Empresas Municipais
- IPSS
- Juntas de Freguesia

Quais as vantagens de adesão à Central de Compras da CIM do Tâmega e Sousa?

- Desburocratização e simplificação dos processos;
- Racionalização e redução de custos dos processos;
- Apoio técnico e acompanhamento dos processos;
- Aquisição de produtos, bens e serviços a preços mais competitivos;
- Aumento do poder negocial com os fornecedores;
- Acesso centralizado e simplificado à informação através de uma plataforma;
- Redução de riscos.

Como aderir à Central de Compras da CIM do Tâmega e Sousa?

A adesão é simples e gratuita.
Contacte os nossos serviços:
Mário Júlio
Telemóvel: 966987386
E-mail: central.compras@cimtamegaesousa.pt